PRÓXIMOS EVENTOS  

Dia 13 de julho de 2018, 15-18 horas 

Pré-Evento do 18th IUAES World Congress: “Egon Schaden na Antropologia do Brasil e Alemanha” com a presença de João Baptista Borges Pereira (professor-emérito da Universidade de São Paulo), Renate Brigitte Viertler (professora da Universidade de São Paulo) e Birgit Suhrbier (curadora do Weltkulturen Museum, Alemanha)

Coordenação: Pedro Martins (professor da UDESC)

Debatedora: Tânia Welter (secretária do Instituto Egon Schaden – IES)

Data: 13 de julho de 2018, das 15 as 18 horas

Local: Sala 8, FFLCH-USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo – SP

 

IV Reunião Científica do Instituto Egon Schaden

Painel Aberto do 18th IUAES World Congress

com o tema: “Arquivos Egon Schaden (1913-1991): trajetória antropológica e cooperação internacional”

Eventos coordenados por Pedro Martins (UDESC, Brasil), Birgit Suhrbier (Weltkulturen Museum, Alemanha) e Tânia Welter (IES, Brasil) a serem realizados na Universidade Federal de Santa Catarina em data e horário a serem definidos em breve.

 

Dia 15 de setembro de 2018

Assembleia Geral 2018 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina.

 

EVENTOS REALIZADOS 

Dia 31 de agosto de 2017, 19 horas 

Café Antropológico com  exibição e debate dos documentários: “Egon, meu irmão” (NAVI, 2010) e “Egon Schaden aos Cem anos” (Plural Filmes, 2013). Foi realizada também a mesa redonda “Egon Schaden e a presença da Antropologia brasileira na Alemanha” onde foram apresentados resultados da pesquisa realizada na Alemanha por Tânia Welter (UFSC) e Pedro Martins (UDESC). As atividades foram coordenadas pela professora Miriam Pillar Grossi (UFSC) e temas debatidos pelo professor Oscar Calavia Sáez (UFSC). O evento, gratuito e aberto à comunidade, foi realizado no auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O evento foi organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA), em parceria com o Instituto Egon Schaden (IES).

Dia 16 de setembro de 2017 – Realização da III Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2017 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina.

Dia 10 de setembro de 2016 – Realização da II Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2016 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina. Saiba mais.

Dia 04 de julho de 2015 – Realização da I Reunião Científica do Instituto Egon Schaden em São Bonifácio, Santa Catarina (Cartaz 1).

Dias 25 e 26 de julho de 2013 – Realização do Seminário Cem Anos de Egon Schaden na terra natal de Egon Schaden, cidade de São Bonifácio (Folder 1).

Dia 25 de julho de 2013 – Lançamento da Comenda São Bonifacence Egon Francisco Willibald Schaden, criada pela Câmara de Vereadores de São Bonifácio.

Dia 04 de julho de 2013 – Realização de 23ª Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, “Homenagem ao Centenário de Nascimento do Antropólogo Catarinense Egon Schaden”.

(Foto de p341gina inteira)
Cem anos de Egon Schaden