AINDA RESTA MUITO A AGRADECER SOBRE A SEDE PRÓPRIA DO IES

O Instituto Egon Schaden foi criado em 2014, após intensas atividades em torno do centenário de nascimento do professor e antropólogo Egon Schaden ocorrido em 2013. Desde então, a diretoria e os conselhos têm trabalhado intensamente para criar condições adequadas de abrigo e salvaguarda do Arquivo Egon Schaden e para realizar as atividades do IES. 

A construção do Centro Cultural Egon Schaden, iniciada em 2020, demorou muito mais que o previsto, mas, neste caso, ainda fomos confrontados com a falta de recursos, a ocorrência da pandemia de COVID19 e todas as conhecidas implicações. Sua inauguração é um marco importante para o IES, especialmente por abrigar o Arquivo Egon Schaden.

A construção do espaço só foi possível pelas parcerias públicas e privadas estabelecidas ao longo destes 11 anos. Agradecemos, em primeiro lugar, a Prefeitura Municipal de São Bonifácio, que divide a responsabilidade pela obra e compartilha seu uso. Agradecemos ao Ministério da Cultura que, por intermédio do Programa Nacional de Cultura, nos permitiu acessar recursos da Lei Rouanet – em sua maior parte destinado pelo Sicoob. Agradecemos ao Senador Esperidião Amin, à Deputada Angela Amin e à Deputada Luciane Carminatti pela destinação de emendas parlamentares. Agradecemos à Fundação Catarinense de Cultura, que nos acompanhou de diferentes formas, que foi a intermediária no repasse das verbas provenientes das emendas parlamentares e que também possibilitou acesso aos prêmios Elisabete Anderle e Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC.

Agradecemos também aos associados e associadas do IES que contribuíram com suas doações estatutárias e com a compra de títulos de associados beneméritos. Estas contribuições nos permitiram pagar as contas de água, energia elétrica, aluguel da sede provisória e todos os demais itens de sobrevivência – como projetos de construção, impostos e outros, destacando também que todo o trabalho administrativo/executivo foi voluntário e auto sustentado.

Agradecemos de modo especial aos integrantes da Diretoria Executiva, Conselho Científico e Conselho Fiscal da atual gestão (2024-2026) pelo trabalho realizado. Nos registros fotográficos, feitos durante o evento de inauguração do Centro Cultural Egon Schaden, podemos visualizar grande parte dos integrantes da gestão atual: Tânia Welter, Pedro Martins, Érica Schaden, Rosane Schaden Preuss, Bianca Mara Souza, Verena Maria Buss, Dayane da Silva Preuss, Cirley Haweroth Schaden, Egon Luis Schaden, Gileno Schaden Marcelino, Ricardo de Souza Carvalho, Maria Dorothéa Post Darella, Miriam Pillar Grossi, João Francisco Kleba Lisboa e Miguel Rocha Bento.

Queremos mencionar e agradecer também outras pessoas que integram ou integraram a diretoria executiva e conselhos, por sua importante contribuição à criação e consolidação do Instituto Egon Schaden. Trata-se de Egídio Moenster, José Giovani Farias, Reimar Schaden, João Baptista Borges Pereira, Carmen Sílvia Moreira Garcez, Joab Dias Couto, Marina Schaden Couto, Douglas Ladik Antunes, Yara Catarina Schaden Exterkoetter e Egon Luis Schaden Júnior.

Executar a missão do IES é o desafio presente. Queremos transformar o Arquivo em uma fonte de pesquisa e de articulação com a comunidade local, nacional e internacional. Também vamos fazer com que o Centro Cultural Egon Schaden sirva de espaço para a realização de eventos científicos, artísticos e culturais que envolvam e acolham toda a comunidade de São Bonifácio.

Registros fotográficos: Claudiane Ramos (Arquivo do Instituto Egon Schaden)

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*