PRÓXIMOS EVENTOS  

Dia 21 de setembro de 2019

Assembleia ANUAL 2019 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina.

EVENTOS REALIZADOS

03 julho 2019

O professor Egon Schaden nasceu no dia 04 de julho de 1913 em São Bonifácio. Para comemorar seu aniversário, a presidenta do Instituto Egon Schaden, Tânia Welter, apresentou um pouco sobre a vida deste importante antropólogo brasileiro no seminário “Outros Olhares sobre a História da Antropologia” realizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento foi realizado no dia 3 de julho de 2019, no miniauditório do CFH.

*****

15 de setembro de 2018

Lançamento da Editora do IES – Edições do Instituto Egon Schaden.

Lançamento do primeiro livro: “Encantado no meio do Povo: discursos sobre o Profeta São João Maria em Santa Catarina” (Tânia Welter).

Lançamento do DVD “Egon Schaden: uma trajetória Antropológica”,  organizado pela associada Tânia Welter e pelo associado Pedro Martins, design gráfico e autoração de Ana Carla Machado e contém os seguintes documentários: 01. Egon Schaden aos cem anos (Plural Filmes, 2013, 22min), 02. Egon, meu amigo (Plural Filmes, 2013, 14min), 03. Egon, meu irmão (NAVI/UFSC, 2010, 24min), 04. Entrevista com Egon Schaden por Mariza Corrêa (UNICAMP, 1984, 21min), 05. Mensagem de Antonio Candido (Plural Filmes, 2013, 5min).

Foto: Rosane Schaden Preuss.

********

15 de setembro de 2018 – Assembleia Geral 2018 do IES

Eleição da nova diretoria executiva, conselho fiscal e conselho científico para o biênio 2018-2020 (nominata abaixo). Foto: Tânia Welter

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidenta – Tânia Welter
Vice Presidenta – Érica Schaden
1ª Secretária – Bianca Mara Souza
2ª Secretária – Verena Maria Buss
1ª Tesoureira – Rosane Schaden Preuss
2ª Tesoureira – Cirley Haweroth Schaden
Diretor Científico – Pedro Martins

CONSELHO FISCAL
Dayane da Silva Preuss
Egidio Moenster
Egon Luis Schaden
Gileno Schaden Marcelino
José Giovani Farias
Marina Schaden Couto
Ricardo de Souza Carvalho
Toni Vidal Jochen

CONSELHO CIENTÍFICO

João Baptista Borges Pereira

José Giovani Farias

Maria Dorothéa Post Darella

Miriam Pillar Grossi

Pedro Martins

Tânia Welter

Toni Vidal Jochen

******

Dia 13 de julho de 2018, 15-18 horas

Pré-Evento do 18th IUAES World Congress: “Egon Schaden na Antropologia do Brasil e Alemanha” com a presença de João Baptista Borges Pereira (professor-emérito da Universidade de São Paulo), Renate Brigitte Viertler (professora da Universidade de São Paulo) e Birgit Suhrbier (curadora do Weltkulturen Museum, Alemanha)

Coordenação: Pedro Martins (professor da UDESC)

Debatedora: Tânia Welter (secretária do Instituto Egon Schaden – IES)

Local: Sala 8, FFLCH-USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo – SP

15 de julho de 2018

Foi realizada no dia 15 de julho de 2018 a experiência antropológica “São Bonifácio, terra de Egon Schaden”. Participaram desta atividade 31 congressistas do 18th IUAES World Congress, residentes em 14 países. Estas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o legado de Egon Schaden (em destaque a visita ao Instituto Egon Schaden e ao Museu Prof. Francisco Schaden); aspectos patrimoniais e culturais da colonização alemã como arquitetura enxaimel, artesanato e gastronomia; paisagens naturais do município que recebeu o título de “Capital Catarinense das Cachoeiras”; dialogar com a população local e com produtoras de agricultura orgânica. A atividade teve duração de 11 horas (das 8 as 19 horas)​, foi coordenada por Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss e teve apoio da diretoria do IES e da Secretaria de Cultura e Turismo do município de São Bonifácio. 

Dia 31 de agosto de 2017, 19 horas 

Café Antropológico com  exibição e debate dos documentários: “Egon, meu irmão” (NAVI, 2010) e “Egon Schaden aos Cem anos” (Plural Filmes, 2013). Foi realizada também a mesa redonda “Egon Schaden e a presença da Antropologia brasileira na Alemanha” onde foram apresentados resultados da pesquisa realizada na Alemanha por Tânia Welter (UFSC) e Pedro Martins (UDESC). As atividades foram coordenadas pela professora Miriam Pillar Grossi (UFSC) e temas debatidos pelo professor Oscar Calavia Sáez (UFSC). O evento, gratuito e aberto à comunidade, foi realizado no auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O evento foi organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA), em parceria com o Instituto Egon Schaden (IES).

Dia 16 de setembro de 2017 – Realização da III Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2017 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina.

Dia 10 de setembro de 2016 – Realização da II Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2016 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina. Saiba mais.

Dia 04 de julho de 2015 – Realização da I Reunião Científica do Instituto Egon Schaden em São Bonifácio, Santa Catarina (Cartaz 1).

Dias 25 e 26 de julho de 2013 – Realização do Seminário Cem Anos de Egon Schaden na terra natal de Egon Schaden, cidade de São Bonifácio (Folder 1).

Dia 25 de julho de 2013 – Lançamento da Comenda São Bonifacence Egon Francisco Willibald Schaden, criada pela Câmara de Vereadores de São Bonifácio.

Dia 04 de julho de 2013 – Realização de 23ª Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, “Homenagem ao Centenário de Nascimento do Antropólogo Catarinense Egon Schaden”.

(Foto de p341gina inteira)
Cem anos de Egon Schaden