COMITIVA DO IES EM BRASÍLIA

Em 21 de novembro de 2025 uma comitiva do Instituto Egon Schaden esteve em Brasília para realizar a entrega de placa alusiva ao título de Associado Benemérito a Reimar Schaden, filho do professor Egon Schaden, e sua esposa Ingrid Schaden.

A entrega formal da placa aconteceu na residência do casal, às margens do Lago Sul da cidade. Estiveram presentes no ato a presidenta do IES, Tânia Welter, a conselheira, Erica Schaden, e o diretor científico, Pedro Martins, além dos homenageados.

Cumpriu-se, assim, a entrega da placa alusiva ao último título de Associado Benemérito do IES já aprovado em assembleia.

A comitiva do IES foi convidada pelos homenageados a comemorar o ato com refeição em restaurante da cidade, mas também aproveitou a ocasião para visitar a Universidade de Brasília (UNB), instituição muito admirada por Egon Schaden e que foi local de trabalho de Reimar Schaden por três anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O grupo formado pelos homenageados e pela comitiva visitou a Biblioteca Carlos Domingues da Liga Brasileira de Esperanto, localizada no Setor de Diversões Sul, Asa Sul, Brasília/DF. O grupo foi recepcionado pelo associado Miguel Bento – esperantista que atua no Rio Grande do Sul, e por Fabrício Valle, que é responsável pela Livraria da Liga. A Biblioteca é formada por livros, periódicos, manuscritos e um acervo arquivístico composto por fotografias, recortes de jornal, documentos, entre muitos outros. Grande parte do acervo é escrita em esperanto, mas há também obras sobre o assunto escritas em diversas outras línguas, bem como materiais em, ou sobre, outras línguas planejadas, tais como ido e volapük.

Nesta biblioteca, considerada a maior da América referente ao assunto, o grupo teve a oportunidade de conhecer obras que pertenceram à biblioteca de Francisco Schaden e que agora estão em posse desta Liga de Esperanto. Trata-se de nove livros sobre línguas planejadas, sendo sete escritos em alemão, um em francês e um em esperanto. Em sete há a etiqueta “Snr. F. Schaden – Alto do Capivary”, e um deles tem uma dedicatória do autor, Johann Welsch, a Francisco Schaden, que transcrevemos abaixo.

Segundo o portal desta entidade, desde 1907, a Liga Brasileira de Esperanto é a principal responsável pela manutenção dos serviços e do fomento à comunidade esperantista no Brasil. Dentre as atividades, estão a organização de congressos e conferências nacionais, a promoção de cursos de línguas, o fomento à integração étnico-cultural entre brasileiros e estrangeiros, o estímulo à participação jovem e de outros movimentos da sociedade civil e a produção, edição, manutenção, conservação e circulação de obras em ou sobre o esperanto.

O catálogo dos livros da Biblioteca da Liga Brasileira de Esperanto está acessível em esperanto.bib.net.br

Transcrição da dedicatória de Johann Welsch a Francisco Schaden feita pelo esperantista alemão Robert Weemeyer com ajuda do volapuquista alemão Hermann Philipps.

“Joinville, am 15. März, 1914.

Lieber Herr Schaden! [Ich habe] Ihr w[ertes] Schreiben erhalten. Sie erhalten hier wunschgemäß meine Broschüre ― „Der Weg zur Weltsprache‟ ― Wahrscheinlich haben Sie durch Herrn Ewald Westphal davon erfahren. Schicken Sie, mir, bitte, Ihre Kritik, sie mag sein wie sie will.

Mit Gruß, Johann Welsch”

 

Fotos: Tânia Welter 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*