INFORME PRÊMIO ELISABETE ANDERLE

BOLETIM INFORMATIVO N. 3

Saiba sobre as atividades do Projeto realizadas no mês de setembro de 2020

As atividades do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” foram realizadas no mês de setembro de 2020 sob a coordenação técnica da Bibliotecária e Secretária do Instituto Egon Schaden, Bianca Mara Souza, com o apoio da estagiária Mirela Schmoeller Nienkoetter.

Neste mês, foi priorizado o trabalho de abertura das caixas, higienização e catalogação dos periódicos, além da reorganização das caixas com livros e periódicos nas estantes. A estagiária Mirela teve oportunidade de aprender e realizar o trabalho de catalogar os periódicos no sistema Pergamum junto com a bibliotecária Bianca. Desta forma, foi possível agilizar o processamento técnico dos periódicos, bem como o retorno dos títulos higienizados e catalogados nas caixas.

A coordenadora Bianca informou que até setembro foram abertas 381 (de 600) caixas com livros e periódicos e higienizadas quase 12 mil obras (de 17 mil). Quanto ao processamento técnico, a equipe classificou, indexou e catalogou, até o momento, 2.120 obras. A equipe mantém o ambiente organizado, o que facilita o controle dos espaços, dos documentos e das atividades para as futuras tomadas de decisões.

BOLETIM INFORMATIVO N. 2

Atividades do Projeto realizadas em agosto de 2020 


As atividades do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” foram intensas no mês de agosto de 2020 na coordenação técnica da Bibliotecária e Secretária do Instituto Egon Schaden, Bianca Mara Souza, e apoio da estagiária Mirela Schmoeller Nienkoetter. O trabalho tem sido realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2019 (FCC/SC) e seguiu todos os protocolos de segurança. Neste mês, que foi bastante frio e chuvoso, foi finalizado o trabalho de abertura das caixas e higienização dos livros; feita a triagem dos periódicos; re-organização dos livros nas estantes; organização das obras datilografados e documentos manuscritos; separação e seleção dos documentos e encaixotamento dos livros e periódicos duplicados e os que deverão ser encaminhados para a restauração.

Em agosto, a equipe iniciou o processamento técnico dos periódicos. De forma muito feliz, os primeiros periódicos catalogados foram da Revista de Antropologia, uma publicação do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Esse é o primeiro periódico de Antropologia do Brasil e foi fundado pelo professor Egon Schaden em 1953 com objetivo de divulgar e discutir temas, resultados de pesquisas e modelos teórico-metodológico próprios da Antropologia, em suas diversas áreas e interfaces com disciplinas.

BOLETIM INFORMATIVO N. 1

Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória

Com o intuito de organizar, salvaguardar e tornar público o acervo do professor Egon Schaden, patrimônio material de reconhecido valor histórico-social, o Instituto Egon Schaden iniciou em janeiro de 2020 a realização do projeto: “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória”, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2019, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura do Estado de Santa Catarina.

O acervo, contendo cerca de 17.000 títulos, sendo em sua maioria livros e periódicos científicos, foi inventariado na década de 1990 pelo bibliotecário Geraldo Magela Gonçalves e encaixotado em 600 caixas. Após quase 30 anos e graças aos recursos do Prêmio Elisabete Anderle, o trabalho de abertura das caixas iniciou em fevereiro de 2020 na coordenação técnica da Bibliotecária e Secretária do IES, Bianca Mara Souza e apoio das estagiárias e estudantes de Ensino Médio, Isadora Mayer Abreu e Mirela Schmoeller Nienkoetter.

As principais ações realizadas foram higienizar todos os livros, periódicos e demais documentos encontrados, além da separar as obras que necessitarão de reparo ou restauro. Posteriormente, se iniciou o processamento técnico de classificação, indexação, catalogação e gerenciamento do acervo por meio do software Pergamum, além de executar e coordenar o inventário para manutenção e controle do acervo bibliográfico.

 

Esta é uma página de exemplo. É diferente de um post no blog porque ela permanecerá em um lugar e aparecerá na navegação do seu site na maioria dos temas. Muitas pessoas começam com uma página que as apresenta a possíveis visitantes do site. Ela pode dizer algo assim:

Olá! Eu sou um mensageiro de bicicleta durante o dia, ator aspirante à noite, e este é o meu site. Eu moro em São Paulo, tenho um grande cachorro chamado Rex e gosto de tomar caipirinha (e banhos de chuva).

…ou alguma coisa assim:

A Companhia de Miniaturas XYZ foi fundada em 1971, e desde então tem fornecido miniaturas de qualidade ao público. Localizada na cidade de Itu, a XYZ emprega mais de 2.000 pessoas e faz coisas grandiosas para a comunidade da cidade.

Como um novo usuário do WordPress, você deveria ir ao painel para excluir essa página e criar novas páginas para o seu conteúdo. Divirta-se!