A terceira etapa da construção do Centro Cultural Egon Schaden tem sido realizada com recursos da emenda parlamentar federal no valor total de 250 mil reais, destinada em 2021 pela deputada Ângela Amin (TR 2729/2024) ao Instituto Egon Schaden.
Nesta etapa estão previstos os pagamentos dos serviços técnicos especializados, compra e instalação de esquadrias, forros, pisos, equipamentos elétricos, hidrossanitários e preventivos de incêndio.
Este importante equipamento cultural possui 368,6m² de área construída em estrutura de concreto armado e alvenaria, distribuída em dois pisos. O piso térreo prevê um auditório multiuso e demais equipamentos com objetivo de realizar atividades culturais e acadêmicas envolvendo a comunidade local e externa. O piso superior, será destinado às atividades administrativas do Instituto Egon Schaden e para abrigar, tratar, salvaguardar e possibilitar o acesso público ao Arquivo Egon Schaden. Este arquivo possui reconhecimento municipal, estadual e nacional. É considerado como patrimônio material com reconhecido valor histórico, social e cultural pela Lei municipal 1.508/2020, foi tombado pela Fundação Catarinense de Cultura pela Portaria de tombamento de móvel 02/2022 e reconhecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) como Acervo de Interesse Público e Social através da Portaria 9.613/2024.