Miguel Bento, integrante do Conselho Científico do IES, fez uma comunicação sobre o Instituto Egon Schaden no 59º Congresso Brasileiro de Esperanto que foi realizado na Universidade de Brasília (UNB) entre os dias 20 e 23 de novembro de 2025 com o tema “Esperanto por uma cultura de paz entre os povos”. Miguel participou também do 43º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira, que foi realizado na mesma data e local.
Com o título “Instituto Egon Schaden kaj ĝia planlingva kolekto – Instituto Egon Schaden e seu acervo relativo a línguas planejadas” a comunicação tinha o objetivo de apresentar dados de pesquisa sobre esperanto realizadas em São Bonifácio nos anos de 2024 e 2025. Para isto, apresentou as trajetórias de Egon e Francisco Schaden, bem como o histórico recente do Arquivo Egon Schaden e, quando abordou a história do IES, enfatizou a importância de políticas de incentivo à cultura para a construção de espaços como o Centro Cultural Egon Schaden – inaugurado em São Bonifácio no último dia 05 de setembro.
Na mesma comunicação, apresentou um panorama sobre o acervo relativo a línguas planejadas que integra o Arquivo Egon Schaden, em especial cartões-postais, cartas, manuscritos, livros, periódicos e fotos. Miguel deu mais detalhes a respeito da relação de Egon e Francisco Schaden na utilização e divulgação do esperanto – bem como sobre o papel pioneiro de Francisco na divulgação do esperanto e do ido no Brasil.
Miguel Bento considerou importante apresentar a trajetória do IES, pois pode inspirar iniciativas semelhantes no movimento esperantista brasileiro – movimento guardião de uma longa trajetória de lutas pela divulgação, ensino e cultivo do esperanto no Brasil e no mundo.
Esta foi mais uma importante oportunidade de divulgação das atividades do Instituto Egon Schaden que aponta para a riqueza de seu acervo e para a importância de avançarmos na sua consolidação e na sua integração à sociedade de São Bonifácio, de Santa Catarina e do Brasil.
Fotos: Lucca Brasil, Belkiss Brasil e Bruna Brasil
Programação do 59º Congresso Brasileiro de Esperanto e do 43º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira: https://esperanto.org.br/kongreso/pt-br/programo/



