A presidente do Instituto Egon Schaden (IES), Tânia Welter, foi palestrante do XXVIII Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América: Patrimônio, cultura e Identidade e do I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural: conhecer para pertencer, realizados na cidade de Salto Veloso, Meio Oeste de Santa Catarina, entre os dias 27 e 30 de maio de 2024.
Segundo a organização, os dois congressos objetivaram contribuir para a compreensão dos temas propostos – Patrimônio, Cultura e Identidade, promovendo discussões sobre a preservação e a promoção do Patrimônio Cultural Material e Imaterial e da Paisagem Cultural. Além disso, se propuseram “a estimular a reflexão crítica e a participação ativa da comunidade por meio do diálogo interdisciplinar, abordando os desafios contemporâneos, fomentando a pesquisa e a inovação e estabelecendo redes de colaboração”.
Os congressos tiveram a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento com atuação em instituições públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, além de palestrantes de Portugal, Espanha, México e Paraguai. Importante destacar a presença de representantes do Ministério da Cultura do Governo Federal, do Poder Legislativo de Santa Catarina, do Poder Executivo Municipal e de instituições estaduais da cultura como a Fundação Catarinense de Cultura e do Conselho Estadual de Cultural.
Os eventos contaram também com a participação de estudantes das redes municipais e estaduais da região, apresentações musicais com artistas e grupos locais, além de uma deliciosa gastronomia típica das populações cabocla, gaúcha e italiana.
Na comunicação “Instituto Egon Schaden: Trajetória, Memória e Patrimônio Cultural”, Tânia apresentou aspectos da trajetória do IES, sobre Egon Schaden e os desafios atuais. Foi uma excelente oportunidade para apresentar o documentário “Instituto Egon Schaden: trajetória, memória e patrimônio cultural” produzido para atender ao Edital Aldir Blanc 063/2020 – Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc/SC, organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, com recursos provenientes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
A comunicação sobre o IES ocorreu na Mesa redonda intitulada “Arquivos e arqueologia na construção da memória”, moderada por Antônio Augusto Bonatto Barcellos (Brasil, Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León) e compartilhada com Ney Iared Reynaldo (Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil) e Vera Lúcia Breyer (EEB Prof. Adelina Régis de Videira/SC, Brasil).
Para a presidente Tânia, a participação do IES nestes congressos é sempre uma importante estratégia para a divulgação e ampliação de redes e parcerias, contribuindo também para a valorização dos trabalhos e objetivos do Instituto e reconhecimento do legado do professor Egon Schaden.
Para conhecer outros detalhes dos eventos: https://www.ciai2024.org/
Para acompanhar parte da programação transmitida ao vivo: https://www.youtube.com/@prefeituradesaltoveloso/streams
Comments (1)
Albertina Brasiliense - 10 de junho de 2024
Parabéns Tânia por tanta dedicação. Toda trajetória do professor Egon agora, faz parte da nossa história .