DOCUMENTO RARO – Artigo de jornal atesta Egon Schaden como aluno destaque no Colégio Catarinense

Desde a fundação do Instituto Egon Schaden, em 4 de julho de 2014, desenvolvemos uma verdadeira cruzada no sentido de resgatar fontes para a preservação da memória e do legado do Professor Egon Schaden. Esta tarefa, apesar de sermos os guardiões do Arquivo Egon Schaden, é bastante difícil em virtude da própria natureza da personalidade do nosso patrono. Por esta razão, sempre que nos deparamos com qualquer fonte, seja uma carta ou uma fotografia, é motivo de entusiasmo e muita alegria.
Foi com estes sentimentos que recebemos nos últimos dias uma imagem contendo a reprodução da página 2 do Jornal República do dia 14 de fevereiro de 1933. A página do jornal publicado em Florianópolis traz um resumo do relatório anual do Ginásio (hoje Colégio) Catarinense onde se presta conta dos feitos daquela instituição no ano anterior. No conteúdo, e isto nos interessa sobremaneira, registra-se a formatura de uma turma de bacharéis onde se enfatiza as homenagens recebidas pelo mais destacado aluno do quinquênio, graduado em dezembro de 1932, Egon Schaden. A informação não é nova para nós – pois estes fatos já haviam sido levantados nos arquivos do próprio Colégio Catarinense em pesquisa específica. O seu registro em um jornal de circulação regular, como prestação de contas à sociedade, é uma novidade e, por esta razão, motivo de alegria dadas as parcas fontes existentes.
Outro motivo de entusiasmo e alegria foi a maneira inesperada como o documento chegou até o IES, pelas mãos de Márcio Schiefler Fontes, num gesto de atenção e generosidade. Mas isso não se deu por acaso.
Márcio Schiefler Fontes, Juiz de Direito atuante em diferentes espaços da justiça brasileira, é neto do Desembargador Aristeu Schiefler, que foi contemporâneo do jovem Egon Schaden naqueles verdes anos do Colégio Catarinense. Gestos como este com o qual fomos agraciados fazem renovar em nós a esperança e a energia para continuarmos com a missão a que o IES se propõe.
Em nome dos associados e associadas do Instituto e também da Família Schaden agradecemos a gentileza e esperamos estreitar os contatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

16 − três =