IES realiza evento na USP em São Paulo

No dia 13 de julho de 2018 foi realizado na Universidade de São Paulo (USP/São Paulo) o pré-evento do 18º Congresso Mundial da IUAES intitulado “Egon Schaden na Antropologia do Brasil e Alemanha” com a coordenação de Tânia Welter (IES) e Pedro Martins (UDESC/IES). O evento foi realizado na universidade que acolheu a primeira cadeira de Antropologia da Comunicação no Brasil implantada pelo professor Egon Schaden após ter atuado como professor visitante, estabelecido redes de cooperação e ter dialogado com diversas universidades da Alemanha.

O evento reuniu seu sucessor e último orientando, professor João Baptista Borges Pereira (professor-emérito da Universidade de São Paulo), sua colaboradora, professora Renate Viertler (professora da Universidade de São Paulo) e a antropóloga Birgit Mona Suhrbier, (ex-orientanda do ex-aluno do professor Schaden na Alemanha, Mark Münzel), articulada através da pesquisa realizada por Pedro Martins e Tânia Welter. Birgt é curadora do Weltkulturen Museum (Frankfurt am Main, Alemanha), que abriga a coleção de desenhos da população Guarani (Brasil) doada pelo professor Egon Schaden.

Veja matéria sobre o evento publicada no Jornal da USP: https://jornal.usp.br/cultura/vida-e-obra-de-egon-schaden-sao-lembradas-na-usp/

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

dezenove − 19 =