Instituto Egon Schaden recebe visita técnica

     

Inspeção é parte do processo para viabilizar tombamento do acervo

 

 

Na quarta-feira, 17 de agosto, representantes do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e da Fundação Escola de Governo – ENA e da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, estiveram em São Bonifácio para conhecer o acervo do Arquivo Egon Schaden, dando sequência ao processo de tombamento. A historiadora Juçara Nair Wollf e o historiador Luciano Von Fruhauf, da ENA, e o sociólogo Emanuel de Souza Pereira, da Diretoria de Patrimônio Cultural e Gerência de Patrimônio Imaterial da FCC, foram recepcionados pela presidenta do IES Tânia Welter, a tesoureira Rosane Schaden Preuss e a secretária e bibliotecária Bianca Mara Souza.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer parte do acervo, que foi aberto, higienizado e organizado entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural, Edição 2019. Para Tânia Welter, foi com grande entusiasmo que o Instituto Egon Schaden recebeu a inspeção. “A visita in-loco foi fundamental pois permitiu aos especialistas avaliarem as condições e nos orientarem sobre ações futuras”, afirmou a presidenta do IES.

O grupo teve oportunidade também de conhecer as obras da futura sede do IES, a gastronomia local, a Prefeitura Municipal de São Bonifácio, a reserva técnica do Museu Histórico Professor Francisco Serafim Guilherme Schaden, outros equipamentos públicos e a casa da Família Schaden, no Canto dos Schaden.

 

 

 

 

Registros: Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*