Livro TERRITÓRIO & SOCIABILIDADE tem segundo lançamento, na FCC

O segundo evento de lançamento do livro TERRITÓRIO & SOCIABILIDADE – População, memória e fronteiras (Edições do Instituto Egon Schaden/ PEST, 2022) foi realizado na Sala do Conselho Estadual de Cultura, na Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis, no dia 6 de dezembro de 2022. O evento contou com a presença de diversas autoridades, servidores e servidoras da FCC, autoras e autores e comunidade externa.
A abertura do evento foi feita pelo Sr. Rodrigo Rosa, da Gerência de Patrimônio Imaterial da FCC, que falou sobre o trabalho que tem sido realizado pela instituição para valorização e salvaguarda do patrimônio catarinense. Informou ainda que o Conselho Estadual de Cultura referendou, no último dia 30 de novembro, a decisão pelo tombamento do Arquivo Egon Schaden, sendo este o primeiro acervo material de papel a ser tombado no estado de Santa Catarina. Fizeram uso da palavra o diretor de Patrimônio Cultural da FCC, Sr. Luiz Henrique Fontão, a presidente do Instituto Egon Schaden, Tânia Welter, o presidente do Conselho Estadual de Cultura e diretor de Arte e Cultura da FCC, Sr. Luiz Ekke Moukarzel, além de outros servidores, autores e autoras do livro.

 


Pedro Martins, organizador da obra e diretor científico do IES, falou sobre a produção e o conteúdo do livro, destacando a importância do artigo “Tombamento do Arquivo Egon Schaden – parecer técnico de admissibilidade” para o IES, elaborado pelo servidor da FCC e historiador, Fábio Andreas Richter, para o processo de tombamento.

 


A autora Elisa Quint de Souza de Oliveira falou sobre os artigos que produziu a respeito da trajetória da comunidade tradicional Areais da Ribanceira de Imbituba (SC), em parceria com os professores Douglas Ladik Antunes, Pedro Martins e a professora Isa de Oliveira Rocha.

 


Para o professor Pedro Martins, lançar este livro dentro das dependências da FCC e logo após a aprovação do tombamento do Arquivo Egon Schaden, foi muito significativo e emocionante.

Registros: Tânia Welter e André Luiz de Oliveira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*