O IES PRESTA HOMENAGEM A ASSOCIADA BENEMÉRITA MARTA THIEDE SCHADEN (1939-2024)

O Instituto Egon Schaden (IES) comunica e lamenta a morte de sua associada benemérita, Marta Thiede Schaden, ocorrida em 4 de março de 2024, em São Bonifácio (SC). Dona Marta nasceu em Luiz Alves (SC) em 13 de agosto de 1939, residiu em Anitápolis e depois em São Bonifácio onde casou com Siegfried Francisco Wunibaldo Schaden, irmão do professor Egon Schaden. Dona Marta residiu até sua morte na casa da Família Schaden no Canto dos Schaden, em São Bonifácio.
Nossa homenagem à Dona Marta que, além de ser uma pessoa muito gentil e afável, cumpriu um papel muito importante para o IES (e para a família Schaden), sendo uma “fiel depositária” de muitos documentos preciosos da nossa história.

No registro acima, vemos Dona Marta recebendo o título de associada benemérita do Instituto Egon Schaden pelas mãos da associada Verena Schaden Buss, durante a Assembleia Anual de 2017, realizada em 16 de setembro de 2017, na cidade de São Bonifácio. O título de associada benemérita foi concedido à ela por relevantes serviços prestados à preservação da memória do professor Egon Schaden.
Registro da Dona Marta em frente a sua residência no Canto do Schaden com palestrantes e organização do Seminário Cem Anos de Egon Schaden que ocorreu nos dias 25 e 26 de julho de 2013 na terra natal de Egon Schaden, cidade de São Bonifácio. Na foto (da esquerda para a direita): Pedro Martins (diretor científico do IES), Roque de Barros Laraia (antropólogo e professor emérito da Universidade de Brasília), Marta Thiede Schaden, João Baptista Borges Pereira (antropólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo), Bartomeu Melliá (linguista espanhol radicado no Paraguai) e Julio Cézar Melatti (antropólogo e professor emérito da Universidade de Brasília).

 

Registro da Dona Marta durante o segundo encontro da Família Schaden, realizado no dia 4 de julho de 2015, no Hawerroth Restaurante e Eventos, São Bonifácio.

 

Registro da Dona Marta em frente a sua residência no Canto do Schaden com participantes e organizadores da Experiência Antropológica “São Bonifácio, terra de Egon Schaden” realizada em São Bonifácio, no dia 15 de julho de 2018, como parte do 18º Congresso Mundial de Antropologia -IUAES World Congress. Participaram deste atividade 31 pessoas, residentes em 14 países. Estas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o legado de Egon Schaden (em destaque a visita ao Instituto e Arquivo Egon Schaden e ao Museu Prof. Francisco Schaden); aspectos patrimoniais e culturais da colonização alemã como arquitetura enxaimel, artesanato e gastronomia; paisagens naturais do município que recebeu o título de “Capital Catarinense das Cachoeiras”; dialogar com a população local e com produtoras de agricultura orgânica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*