REINICIARAM AS OBRAS DO CENTRO CULTURAL EGON SCHADEN

No dia 02 de outubro de 2023 o Instituto Egon Schaden realizou uma pequena cerimônia de inauguração da placa que marca o reinício da construção do Centro Cultural Egon Schaden em São Bonifácio. A cerimônia contou com a presença do gerente do SICOOB (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) de São Bonifácio, e das seguintes integrantes da diretoria do IES: a presidente Tânia Welter, a tesoureira Rosane Schaden Preuss e a 2ª secretária Verena Maria Buss. Tal evento trouxe ainda mais esperança para o reinício da obra já tão aguardada pela diretoria, associados, associadas, entusiastas e parceiros do Instituto.

Cerimônia de inauguração da placa que marca o reinício da construção do Centro Cultural Egon Schaden.
Out. 2023 – Tânia Welter, Rosane Schaden Preuss, Verena Maria Buss e Diego Kock.

E foi com grande alegria e entusiasmo, que após uma longa espera, no dia 27 de novembro de 2023 foram retomadas as obras de construção do primeiro piso do Centro Cultural Egon Schaden com recursos privados captados através do Programa Nacional de Cultura (PRONAC 204631) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Este espaço abrigará um auditório multiuso com capacidade para 70 pessoas e mais dois espaços reservados para atividades e eventos culturais.

Dez 2023 - Danillo Sérgio Brandt, Clóvis de Oliveira e Tânia Welter
Dez. 2023 – Danillo Sérgio Brandt, Clóvis de Oliveira e Tânia Welter

O Centro Cultural Egon Schaden, consistirá em um espaço para atender aos objetivos do IES visando desenvolver atividades e programas que fomentem as políticas culturais do Município de São Bonifácio e assegurando a preservação, promoção e valorização do patrimônio material e imaterial da cidade. Além de contribuir para a preservação da história, da memória e dos costumes tradicionais de origem germânica do município e da região. Espera-se ainda que seja um local de encontro de cientistas e intelectuais interessados na história, no legado científico e na trajetória pessoal deixada pelo professor Egon Schaden.

Construção do primeiro piso do Centro Cultural Egon Schaden.
Dez. 2023 – Vista superior da estrutura.

Para a presidente do IES, Tânia Welter, a construção da sede do IES é um passo imprescindível para realizar os objetivos mais imediatos da entidade, que é zelar pelo legado do professor Egon Schaden e incorporar a memória e a trajetória de Egon e Francisco Schaden (seu pai e mentor intelectual) ao patrimônio cultural da cidade de São Bonifácio. A importância atribuída a Egon Schaden na construção da Antropologia no Brasil é similar à importância atribuída a seu pai Francisco Schaden como pioneiro na estruturação de São Bonifácio.

Escada que dará acesso ao piso superior.
Dez. 2023 – Vista da estrutura da escada que dará acesso ao piso superior.

Assim que for finalizado, o Centro Cultural Egon Schaden estará aberto para uso da população de São Bonifácio e de visitantes que desejarem participar de eventos e ações que serão promovidas no local.

Equipe técnica responsável pela execução da obra.
Dez. 2023 – Placa indicativa dos profissionais responsáveis pela execução da obra.

Para essa etapa, contamos com o apoio técnico de diversos profissionais, dentre os quais podemos citar o arquiteto Rosivaldo Flausino e a arquiteta Bruna Ramos Heinzen, responsáveis pelo projeto arquitetônico; a engenheira Larissa Firmino de Lima, responsável pelos projetos elétrico e hidrossanitário; o engenheiro Felipe Dircksen Mello, responsável pelo projeto estrutural; e o engenheiro Lucas Deeke da Silva, responsável pelo projeto preventivo de incêndio. A execução da obra está sendo realizada por Clóvis de Oliveira e equipe (Thor Empreiteira de mão de obra) com responsabilidade técnica do engenheiro Danillo Sérgio Brandt.

Os registros fotográficos desta matéria foram feitos por Adriano Ribeiro, Danillo Brandt, Rosane Schaden Preuss e Ismael de Oliveira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*