REPRESENTANTE DO IES PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS E DA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

A presidente do Instituto Egon Schaden (IES), Tânia Welter, participou da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Grande Florianópolis e da 4ª Conferência Estadual de Cultura realizadas em Florianópolis em outubro de 2023 e janeiro de 2024 como representante da sociedade civil de São Bonifácio.
A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Grande Florianópolis “Democracia e Direito à Cultura”, realizada na sede da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), em Florianópolis, no dia 25 de outubro de 2023. Segundo relatório do evento, participaram representantes de 17 municípios: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista e São Pedro de Alcântara.
Esta foi a etapa preparatória para definição das políticas de cultura no Brasil e reuniu representantes da sociedade civil, artistas e representantes do setor governamental. Nesta conferência, foram definidas propostas de ações no setor cultural para os municípios, o estado de Santa Catarina e o Brasil. Estas propostas foram discutidas e definidas nos seguintes eixos: 1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2. Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; 3. Identidade, Patrimônio e Memória e 4. Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.
Tânia participou do grupo de trabalho “Identidade, Memória e Patrimônio”, coordenado por Rodrigo Rosa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), junto com outras doze pessoas da sociedade civil e representantes governamentais. Participaram deste grupo representantes dos municípios de Florianópolis, São Bonifácio, Canelinha, Angelina, Rancho Queimado, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara.

No final, foram eleitos(as) como delegados(as) e suplentes para a 4ª Conferência Estadual de Cultura quatro representantes governamentais e seis representantes da sociedade civil.
Na imagem a seguir, podemos verificar os(as) delegados(as), titulares e suplentes eleitos: GOVERNAMENTAIS: 01 Titular: Janaira Reis, Canelinha. Suplente: Marco Antônio Bastiani, São João Batista. 02 Titular: Daniela Vieira de Souza, Angelina. Suplente: Rita Aparecida Macedo, Rancho Queimado. SOCIEDADE CIVIL: 03 Titular: Marcelo dos Santos, Rancho Queimado. Suplente: André Felipe Fagundes, Angelina. 04 Titular: Rafaela Catarina Kinas, Canelinha. Suplente: Tânia Welter, São Bonifácio. 05 Titular: Pablo Ricardo Kuehl de Castro, Águas Mornas. Suplente: Jéssica Marinho Avelar (Inaiá), Águas Mornas.

A presidente do IES participou como representante suplente da sociedade civil na 4ª Conferência Estadual de Cultura, que foi realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2024.
O registro a seguir foi feito por Tânia na abertura da Conferência com a presença de autoridades do estado de Santa Catarina e representante do Ministério da Cultura. Na tribuna, o Sr. Rafael Nogueira, presidente da Fundação Catarinense de Cultura.

Em 23 de janeiro de 2024, segundo dia da Conferência, foi realizado o Encontro dos Setores e Tânia participou do setorial Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Arquivos e Museus junto com 36 pessoas vindas de diferentes regiões do estado de Santa Catarina. Foi um momento histórico, que proporcionou a integração entre os segmentos, troca de informações e definições de propostas no âmbito estadual e federal. Posteriormente, as propostas estaduais foram encaminhadas à Fundação Catarinense de Cultura e ao Conselho Estadual de Cultura, enquanto que as propostas federais foram encaminhadas ao Ministério da Cultura – MinC.
Neste mesmo dia, ocorreu a reunião do Setor de Arquivos onde foram definidas as propostas para os âmbitos estadual e federal, com a presença das seguintes pessoas e representações: Tânia Welter (presidente do Instituto Egon Schaden de São Bonifácio), Adriana Cordeiro (coordenadora de Cultura do Município de Campo Alegre), Juçara Nair Wolff e Giselle Viana Tibúrcio (Arquivo Público do Estado de Santa Catarina – APESC), Karine Almeida Velho (diretora de Cultura do Município de Urupema), Luiza Morgana Klueger Souza (presidente da Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina – AAESC), Camila Lehmkuhl (Professora do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina e integrante da AAESC), Daniela Vieira de Souza (Chefe do Departamento de Ensino e Cultura do Município de Angelina), Fátima Lunardelli (APESC), Marcelo da Silva (presidente da Associação de Amigos do Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá de Indaial). Este foi um momento de grande valia e de fortalecimento do setor de Arquivos, pois proporcionou um encontro e estabelecimento de parcerias entre profissionais que atuam em diferentes instituições do estado de Santa Catarina.

Este grupo definiu as seguintes propostas para o Setor de Arquivos:

Para o âmbito ESTADUAL:

1) Criar políticas públicas em Santa Catarina para a institucionalização de arquivos públicos e privados;

2) Garantir a inclusão do setor de arquivos nas políticas públicas de fomento a cultura do Estado de Santa Catarina.

Para o âmbito FEDERAL:

1) Garantir a inclusão do setor de arquivos nas políticas públicas do fomento à cultura e no Sistema Nacional de Cultura;

2) Fazer cumprir os objetivos e metas estabelecidos no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026) aprovado em reunião extraordinária do colegiado setorial de arquivos de 10/05/2016.

De forma muito satisfatória, o setor de Arquivos foi representado pela delegada eleita, Daniela Vieira de Souza, na 4ª Conferência Nacional de Cultura que foi realizada de 4 a 8 de março de 2024 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília. Daniela nos enviou os registros a seguir e também sua avaliação sobre esta participação.

“Em um curto espaço de tempo, nós delegados eleitos nas Conferências Municipais, Intermunicipais e Estaduais, tivemos a responsabilidade de deliberar sobre as demandas atuais da cultura brasileira, levando em consideração os aspectos regionais e da micro realidade de cada um que nos deu o voto de confiança de participar da construção de políticas públicas para o setor da cultura como um todo. Fui eleita pela setorial de Arquivos para levar as pautas elencadas em nossa Conferência Estadual pelo setor. (…) A setorial de arquivos foi a de menor número em termos de participantes e por essa razão foi muito difícil conseguir colocar todas as nossas metas a respeito de digitalização de acervos, preservação dos mesmos e difusão do conteúdo arquivístico quando na interação com os diversos eixos. (…) Foram momentos difíceis esses que passamos sem o Ministério da Cultura e a demanda represada era imensa. Acredito que demos os primeiros passos para que os Arquivos possam ser cada vez mais pautados e devidamente referenciados nas discussões sobre memória e patrimônio, mas ainda temos muito chão pela frente”.

Parte da delegação de SC na 4ª Conferência Nacional de Cultura, Brasília. Arquivo: Daniela Vieira de Souza

Segundo informações do Ministério da Cultura, participaram da 4ª Conferência Nacional de Cultura 1.338 delegados/as, 1.087 pessoas convidadas, 1.491 observadores/as, 738 pessoas no apoio e organização; além de 151 profissionais da imprensa.

Para conhecer outros detalhes sobre a 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA, acesse: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/minc-realiza-a-maior-conferencia-nacional-de-cultura-da-historia-do-pais

 

Para conhecer outros detalhes sobre a 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA, acesse: https://www.cultura.sc.gov.br/editais-e-acoes/4-conferencia-estadual-de-cultura

 

Para conhecer outros detalhes sobre a 1ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, acesse: https://granfpolis.org.br/granfpolis-realiza-a-1a-conferencia-intermunicipal-de-cultura/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*