12a edição fecha o Projeto Diálogos Sobre Egon Schaden em 2021

A última edição do Projeto Diálogos sobre Egon Schaden de 2021 terá como tema “Novos Diálogos sobre Cultura e Patrimônio em São Bonifácio” e será realizada dia 4 de dezembro de 2021, das 18h às 19h30.
São três as presenças confirmadas:
– Nelsina Steffen Peters, primeira dama e responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de São Bonifácio
– Osni Sérgio Scharf, secretário de Educação e Cultura do Município de São Bonifácio.
– Angelina Wittmann, arquiteta, mestra em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.

 

 

SOBRE O PROJETO

Diálogos sobre Egon Schaden é um evento mensal do Instituto Egon Schaden (IES), realizado no formato remoto, no dia 4 de cada mês. O objetivo é dialogar sobre temas caros para o IES como as trajetórias de Egon e Francisco Schaden, imigração, colonização e patrimônio cultural. Para cada encontro temático teremos convidados/as especiais. Todas as edições estão gravadas e disponíveis no canal do IES no youtube. O dia 4 é muito significativo para o IES, pois marca o nascimento do professor Egon Schaden (04.07.1913) e do Instituto (04.07.2014). O projeto é coordenado por Tânia Welter e Pedro Martins.

 

 A primeira edição foi realizada dia 4 de janeiro de 2021 com a presença do professor e pesquisador Daniel Valério Martins (USAL/UFGD).

 

 A segunda edição, sobre Francisco Schaden, foi realizada no dia 4 de fevereiro de 2021 com a presença de Rosane Schaden Preuss (PMSB/IES) e de Pedro Martins (UDESC/IES).

 

 A terceira edição foi realizada no dia 4 de março de 2021 e o tema foi Mathilde Schaden, avó do professor Egon Schaden. O encontro, construído a muitas mãos, contou com a presença da irmã do professor Egon Schaden, Luzia Catharina Adelina Schaden Nienkoetter, sua filha Cleide, sua cunhada, Marta Schaden e a presidenta do IES, Tânia Welter.

 

 A quarta edição, realizada em 5 de abril de 2021, teve como tema Arquivo Egon Schaden, e contou com a presença da equipe do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” (FCC/IES), a bibliotecária Bianca Mara Souza, a estagiária Mirela Schmoeller Nienkoetter e a coordenadora do projeto Tânia Welter.

 

 A quinta edição, no dia 4 de maio de 2021, teve como tema “Egon Schaden e a questão indígena” e foi apresentado pela professora, demógrafa e antropóloga Marta Maria do Amaral Azevedo (UNICAMP). Esta edição foi coordenada pela presidenta do IES, Tânia Welter, e mediada pelo diretor científico do IES, professor Pedro Martins (UDESC).

 

 A sexta edição foi realizada em 4 de junho de 2021. Para debater o tema “Lugares de memória” recebemos o professor emérito da Universidade de São Paulo, João Baptista Borges Pereira, a coordenadora cultural do Instituto Martius-Staden e coeditora do Anuário Martius-Staden (São Paulo), Daniela Rothfuss, a arquivista e a bibliotecária da Biblioteca e do Arquivo Histórico do Colégio Catarinense (Florianópolis), Patrícia Grumiche Silva e Suellen Santos.

 

 A sétima edição do Projeto Diálogos sobre Egon Schaden foi dedicada a comemorar e celebrar os aniversários de nascimento do professor Egon Schaden (4 de julho de 1913) e do Instituto Egon Schaden (4 de julho de 2014). Para refletir sobre os 108 anos de memórias de Egon Schaden e seu legado, o projeto recebeu suas filhas, Erica Schaden e Marina Schaden Couto. Esta edição foi realizada no dia 4 de julho de 2021.

 

 A oitava edição foi dedicada a ouvir memórias sobre o professor Egon Schaden de familiares, amigos/as, pesquisadores/as, professores/as e entusiastas. Esta terceira parte sobre Memórias foi realizada dia 4 de agosto de 2021, com a presença de Murilo Artur Preuss, Camilo Schaden, Rosane Schaden Preuss, Verena Maria Buss, Renate Kopte, Indira Schaden, Egon Luis Schaden e Carmen Rial.

 

 A nona edição do Projeto Diálogos foi dedicada a apresentar e refletir sobre a fundação, dinâmica, projetos e ações realizadas pelo Instituto Egon Schaden (IES). Foi realizada no sábado, dia 4 de setembro de 2021, com a presença de Tânia Welter (presidenta), Erica Schaden (vice-presidenta), Bianca Mara Souza (secretária), Maria Dorothéa Post Darella (conselho científico) e Pedro Martins (diretor científico).

 

 A décima edição abordou o tema “Cultura e Patrimônio em São Bonifácio” e foi realizada no dia 4 de outubro de 2021. Foi dedicada a conhecer ações da valorização e salvaguarda da cultura e patrimônio em São Bonifácio. O evento contou com a presença de Bruna Heidemann Buchner representando o Grupo Folclórico Kleine Tänzer, de Roberto Feuser representando o Grupo Folclórico Tanzen Freude und Liebe e de Osni Sérgio Scharf, secretário de Educação e Cultura do Município de São Bonifácio.

 

 A décima primeira edição trouxe o tema “Cultura e Patrimônio em Santa Catarina” e foi realizada no dia 4 de novembro de 2021. Participaram como convidados/as: Carolina Sá Fortes Régis, gerente de Patrimônio Material na diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura – FCC; Max José Müller, superintendente do Instituto Carl Hoepcke; Serli Aparecida de Lima, presidenta da Associação Cultura Cabocla Filhos do Contestado e Suzane Albers Araujo, presidenta da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais – ACCR.

 

12ª EDIÇÃO PROJETO DIÁLOGOS SOBRE EGON SCHADEN

Sábado, 4 de dezembro de 2021, das 18h às 19h30
Coordenação: Tânia Welter
Apoio: Aline Martins Hoepers
Arte e divulgação: Sandra Werle e Tânia Welter
Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden
Tema: Cultura e Patrimônio em São Bonifácio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

14 + 1 =