BOLETIM INFORMATIVO N. 2

Atividades do Projeto realizadas em agosto de 2020

As atividades do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” foram intensas no mês de agosto de 2020 na coordenação técnica da Bibliotecária e Secretária do Instituto Egon Schaden, Bianca Mara Souza, e apoio da estagiária Mirela Schmoeller Nienkoetter. O trabalho tem sido realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2019 (FCC/SC) e seguiu todos os protocolos de segurança. Neste mês, que foi bastante frio e chuvoso, foi finalizado o trabalho de abertura das caixas e higienização dos livros; feita a triagem dos periódicos; re-organização dos livros nas estantes; organização das obras datilografados e documentos manuscritos; separação e seleção dos documentos e encaixotamento dos livros e periódicos duplicados e os que deverão ser encaminhados para a restauração.

Em agosto, a equipe iniciou o processamento técnico dos periódicos. De forma muito feliz, os primeiros periódicos catalogados foram da Revista de Antropologia, uma publicação do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Esse é o primeiro periódico de Antropologia do Brasil e foi fundado pelo professor Egon Schaden em 1953 com objetivo de divulgar e discutir temas, resultados de pesquisas e modelos teórico-metodológico próprios da Antropologia, em suas diversas áreas e interfaces com disciplinas.

A coordenadora das atividades do projeto informou que, até este momento, foram abertas 351 (de 600) caixas com livros e periódicos e higienizadas 10.843 obras (de 17 mil). Quanto ao processamento técnico, a equipe catalogou, até o momento, 1.000 obras. A equipe mantém o ambiente organizado, o que facilita o controle dos espaços, dos documentos e das atividades para as futuras tomadas de decisões.

Livros e periódicos duplicados e que serão encaminhados para a restauração

Imagens dos primeiros periódicos catalogados e detalhe da etiqueta,
em 17 de agosto de 2020.

Projeto Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória – Instituto Egon Schaden/FCC/SC | Coordenação geral: Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss | Coordenação das atividades: Bianca Mara Souza | Estagiária: Mirela Schmoeller Nienkoetter | Assessora de Comunicação: Sandra Werle | Fotos: IES.

ASSOCIE-SE, envie seus comentários ou tire dúvidas enviando mensagem para: [email protected]