BOLETIM INFORMATIVO N. 4

 

Atividades realizadas em outubro e novembro de 2020

De forma semelhante aos meses anteriores, o trabalho no projeto “Egon Schaden: or­ganização do acervo para a preservação do legado e da memó­ria” realizado nos meses de outubro e novembro de 2020 seguiu todos os protocolos de segurança sugeridos pela OMS em função da pandemia do Covid19.
Embora a abertura e fechamento de caixas e higienização das obras sejam atividades cotidianas, nesta fase, a catalogação de periódicos foi a principal ação.
No mês de outubro foi realizada a atualização do sistema Pergamum e a pesquisa Z39.50 passou a funcionar. Tal pesquisa permite a interoperacionalização de diferentes e múltiplos sistemas, não somente de bases de dados nacionais, como também internacionais.

Livro com dedicatória ao professor Egon Schaden

O Arquivo Egon Schaden está repleto de obras raras, muitas delas em língua estrangeira. Durante o trabalho de abertura e organização dos livros, tem sido frequente encontrar fotografias, cartões pessoais e postais, recibos, cartas, bilhetes e documentos importantes. Tem sido frequente também encontrar dedicatórias muito afetuosas e demonstrando admiração pelo professor Egon Schaden.

 

Periódico estrangeiro catalogado

No trabalho de organização dos periódicos, a equipe se surpreendeu com a beleza das capas da Revista Cultura. Com o conjunto da obra reunida, é possível ver e admirar uma exposição de obras de arte.
A coordenadora Bianca Mara Souza informou que até novembro de 2020, foram abertas 455 caixas com livros e periódicos e higienizadas mais de 15 mil obras. Quanto ao processamento técnico, a equipe classificou, indexou e cata­logou, até o momento, 4.042 obras.

 

Capas da Revista Cultura

Projeto Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória – Instituto Egon Schaden/FCC/SC
| Coordenação geral: Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss | Coordenação das atividades: Bianca Mara Souza | Estagiária: Mirela Schmoeller Nienkoetter | Assessora de Comunicação: Sandra Werle | Fotos: IES |

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

um × dois =