BOLETIM INFORMATIVO N. 6

Finalizada etapa de abertura, higienização e organização do acervo em janeiro de 2021

O mês de janeiro de 2021 foi marcado por tempestades e quedas de energia em São Bonifácio. Mesmo assim, a equipe do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória”, Bianca Mara Souza e Mirela Schmoeller Nienkoetter, considerou os resultados obtidos no projeto bastante satisfatórios.
Neste mês foi finalizada a etapa de abertura, higienização e organização de todo o acervo do Arquivo Egon Schaden, que se mantinha fechado desde a década de 1990, em 570 caixas de papelão. É motivo de comemoração a organização de 21.506 títulos, sendo 8.526 livros, 4.828 periódicos, 6.226 materiais diversos, 156 trabalhos acadêmicos xerocados e 1.289 títulos duplicados, grande parte periódicos. Infelizmente 481 obras necessitarão de restauração. Foi realizado ainda o processamento técnico (classificação, indexação e catalogação) de 5.406 obras (livros, periódicos e TCCP) até janeiro de 2021.

 


A coordenação do projeto comemorou o encontro de documentos raros e de valor inestimável para a pesquisa científica. Entre outras preciosidades, registros, fotografias e um negativo em vidro do alemão Kurt Unkel (1883-1945), que recebeu o nome indígena Curt Nimuendajú pelos Apapokuva que viviam na Aldeia Guarani de região de Araribá (SP), com o qual se naturalizaria brasileiro e se consagraria com o maior etnógrafo no Brasil na primeira metade do século XX.

 

 

Foto de Kurt Unkel, que recebeu o nome indígena Curt Nimuendajú

 

Projeto Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória – Instituto Egon Schaden/FCC/SC
| Coordenação geral: Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss | Coordenação das atividades: Bianca Mara Souza | Estagiária: Mirela Schmoeller Nienkoetter | Assessora de Comunicação: Sandra Werle | Fotos: IES |
ASSOCIE-SE, envie seus comentários ou tire dúvidas enviando mensagem para: [email protected]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

20 + 8 =