Diálogos traz convidados para falar sobre “Lugares da memória”

A 6ª edição do Projeto Diálogos sobre Egon Schaden será realizada no dia 4 de junho de 2021, das 16h às 17h30. Para debater o tema “Lugares de memória” receberemos o professor emérito da Universidade de São Paulo, João Baptista Borges Pereira, a coordenadora cultural do Instituto Martius-Staden e Coeditora do Anuário Martius-Staden (São Paulo), Daniela Rothfuss, a arquivista e a bibliotecária da Biblioteca e do Arquivo Histórico do Colégio Catarinense (Florianópolis), Patrícia Grumiche Silva e Suellen Santos. Esta edição será coordenada pela presidenta do IES, Tânia Welter, e mediada pelo diretor científico, Pedro Martins (UDESC).

 

SOBRE O PROJETO

 

Diálogos sobre Egon Schaden é um evento mensal do Instituto Egon Schaden (IES), realizado no formato remoto, a cada dia 4 de cada mês, das 19h às 20h30. O objetivo é dialogar sobre temas caros para o IES como as trajetórias de Egon e Francisco Schaden, imigração, colonização e patrimônio cultural. Para cada encontro temático teremos convidados/as especiais. Todos os encontros ficarão gravados e disponíveis no canal do IES no youtube. O dia 4 é muito significativo para o IES, pois marca o nascimento do professor Egon Schaden (04.07.1913) e do Instituto (04.07.2014). O projeto é coordenado por Tânia Welter e Pedro Martins.

 

O primeiro encontro foi realizado dia 4 de janeiro de 2021 com a presença do professor e pesquisador Daniel Valério Martins (USAL/UFGD).

O segundo encontro, sobre Francisco Schaden, foi realizado no dia 4 de fevereiro de 2021 com a presença de Rosane Schaden Preuss (PMSB/IES) e de Pedro Martins (UDESC/IES).

O terceiro encontro foi realizado no dia 04 de março de 2021 e o tema foi Mathilde Schaden, avó do professor Egon Schaden. O encontro, construído a muitas mãos, contou com a presença da irmã do professor Egon Schaden, Luzia Catharina Adelina Schaden Nienkoetter, sua filha Cleide, sua cunhada, Marta Schaden e a presidenta do IES, Tânia Welter.

O quarto encontro, realizado no dia 5 de abril de 2021, teve como tema Arquivo Egon Schaden, e contou com a presença da equipe do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” (FCC/IES), a bibliotecária Bianca Mara Souza, a estagiária Mirela Schmoeller Nienkoetter e a coordenadora do projeto Tânia Welter.

O quinto encontro foi realizado no dia 4 de maio de 2021 e o tema “Egon Schaden e a questão indígena”, foi apresentado pela professora, demógrafa e antropóloga, Marta Maria do Amaral Azevedo (UNICAMP). Esta edição foi coordenada pela presidenta do IES, Tânia Welter, e mediada pelo diretor científico do IES, professor Pedro Martins (UDESC).

Acesse e se inscreva no canal para acompanhar os eventos do IES.

 

 

6º EDIÇÃO PROJETO DIÁLOGOS SOBRE EGON SCHADEN – TEMA LUGARES DE MEMÓRIA

Sexta, 4 de junho de 2021, das 16h às 17h30

Convidadas: João Baptista Borges Pereira, Daniela Rothfuss, Patrícia Grumiche Silva e Suellen Santos

Coordenação: Tânia Welter

Mediação: Pedro Martins

Apoio: Aline Martins Hoepers

Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden

***

  • JOÃO BAPTISTA BORGES PEREIRA é doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo, professor emérito da Universidade de São Paulo, professor titular e vice-coordenador do curso de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra, da USP.

 

  • DANIELA ROTHFUSS é coordenadora Cultural do Instituto Martius-Staden e Coeditora do Anuário Martius-Staden desde 2014. Estudou História, Ciência Política e Anglística na Universidade de Tübingen/Alemanha e na Universidade de Sussex/Inglaterra, com mestrado em História Medieval pela Universidade de Tübingen. Há 21 anos vivendo no Brasil, é especialista em Genealogia, Iconografia e História das migrações alemãs no Brasil.

 

  • PATRÍCIA GRUMICHE SILVA é graduada em Letras e certificada no Curso de Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais da Biblioteca Nacional. Atua há mais de 15 anos na Biblioteca e Arquivo Histórico Digital do Colégio Catarinense.

 

  • SUELLEN SANTOS é graduada em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela UDESC. Cursa especialização em Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil na FATUM Educação. Faz a gestão das Bibliotecas e do Arquivo da Associação Antônio Vieira – Colégio Catarinense – Florianópolis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

quatro × um =