Senador e Deputada Federal conheceram obras do Centro Cultural Egon Schaden

Autoridades estaduais e municipais, convidadas e diretoria do IES acompanharam a visita de Esperidião e Ângela Amin

 

Na sexta-feira, dia 18 de março, o Instituto Egon Schaden – IES recebeu em São Bonifácio, SC, a visita do Senador Esperidião Amin e da Deputada Federal Ângela Amin, que foram conhecer as obras do futuro Centro Cultural Egos Schaden. Os parlamentares foram recepcionados pela presidenta, Tânia Welter, pela diretoria e integrantes dos conselhos do IES. Tanto o Senador quanto a Deputada destinaram recursos, via emendas parlamentares, que contribuirão para tornar o Centro Cultural uma realidade. O evento contou ainda com a participação da representante da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Carolina de Sá Fortes Regis, da vice-presidenta da Academia Catarinense de Letras Maria Tereza de Queiroz Piacentini, do prefeito municipal Laurino Peters, do presidente do PP de São Bonifácio Ricardo de Souza Carvalho e da vereadora de São Bonifácio Joanice Nádia Schauffler Stock.


Os convidados estiveram inicialmente na sede do Sindicato de Produtores Rurais de São Bonifácio, onde está depositado o acervo do Arquivo Egon Schaden. Logo em seguida, visitaram as obras do Centro Cultural, iniciada em 2021 e com a primeira laje (elemento estrutural de uma edificação) concluída. O projeto prevê dois andares, incluindo auditório multiuso para 70 pessoas, dois espaços para eventos e atividades culturais, a sede do Instituto e do Arquivo Egon Schaden.


Num segundo momento, os participantes se deslocaram até a Pousada das Hortênsias, também em São Bonifácio, para um almoço e apresentação do vídeo com a trajetória do Instituto e a presidenta falou sobre o futuro Centro Cultural. “Foi um momento emocionante, quando tivemos uma real escuta das autoridades sobre o que significa este projeto. A visita do Senador e da Deputada Federal nos honrou e foi além, possibilitando contatos para viabilizar o encaminhamento burocrático para os recursos que esperamos e, também, o surgimento de novas parcerias”, comemorou Tania Welter.


Para a presidenta do IES, o evento marca uma nova etapa na construção do Centro Cultural, sublinhando a participação do Senador e da Deputada na destinação de recursos e, também, engajando a todos na busca de mais verbas que permitirão a conclusão das obras. “O IES encontra-se em campanha para que empresas e pessoas físicas também possam contribuir, através da lei de Incentivo à Cultura e, ainda, estamos buscando outras fontes para tornar este sonho realidade: o sonho de vermos o acervo do estudioso Egon Schaden não somente preservado de maneira adequada, mas também ao alcance para acadêmicos e pesquisadores. Ao mesmo tempo, nosso sonho inclui a criação de um amplo espaço de vivência cultural para o município de São Bonifácio, para o estado de Santa Catarina e o Brasil”, afirmou Tânia Welter.
O almoço e diálogo sobre o Centro Cultural contou também com a participação do secretário municipal de Educação e Cultura de São Bonifácio Osni Sérgio Scharf. Da diretoria do Instituto, participaram a Presidenta, a Tesoureira Rosane Schaden Preuss, a 2ª Secretária Verena Maria Buss e integrantes do Conselho Fiscal: Cirley Haweroth Schaden, Egon Luis Schaden e Egon Luis Schaden Júnior. Também participaram como convidadas Marilda Schaden e Coumba Diatta.
O Senador Esperidião Amin e a Deputada Federal Ângela Amin registraram a visita ao IES, em São Bonifácio, em suas redes sociais:


https://www.facebook.com/332870466782583/posts/4801849826551269/


https://www.facebook.com/291052834605299/posts/1621582671552302/

 

Fotos: Diane Ramos/IES

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

14 + 17 =