BOLETIM INFORMATIVO N. 7

Projeto proporciona oportunidade de formação à equipe

A equipe do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” encerrou as atividades em fevereiro de 2021. Durante a realização do trabalho, a bibliotecária e, em períodos diferentes, as duas estagiárias que realizaram o trabalho tiveram oportunidade de participar de formação profissional, conforme previsto no projeto.
Com os recursos do Prêmio Elisabete Anderle (edição 2019) foram contratadas 25 horas de treinamento sobre catalogação no Sistema Pergamum nas funcionalidades biblioteca, arquivo e museu. As formações foram realizadas, de forma online, nos meses de junho de 2020 e fevereiro de 2021 com a participação da bibliotecária Bianca Mara Souza e das estagiárias Isadora Mayer Abreu e Mirela Schmoeller Nienkoetter.
Durante a primeira formação, foi possível solicitar o código MARC do IES, requisito básico para relacionar um registro ou informação específica a uma organização. O código BR-SbflIES foi inserido na rede e nos catálogos que utilizam o formato MARC 21.

Para as estudantes de Ensino Médio Isadora e Mirela, que atuaram como estagiárias do projeto, o trabalho realizado serviu a propósitos mais amplos do que o de organizar e catalogar o Arquivo Egon Schaden. Isadora contou que esta foi sua primeira experiência de emprego: “Participar de algo de tamanha importância para o município é sempre bom. Era algo que eu jamais pensei que faria um dia. Nos primeiros dias fiquei bem insegura de fazer a limpeza e organizar os livros, mas com o tempo me adaptei”. Mirela, que trabalhou como estagiária durante 7 meses, contou que seu interesse inicial foi conhecer mais a fundo a trajetória do professor Egon Schaden, mas o estágio lhe proporcionou outros conhecimentos. Além de auxiliar na abertura de caixas e higienização das obras, contou ainda que aprendeu a “parte técnica de inclusão de periódicos, controle de patrimônio e catalogação das etiquetas nos livros e periódicos”.

 

Registro do primeiro dia de trabalho daestagiária Isadora Mayer Abreu, em 4/2/2020, feito por Bianca Mara Souza

 

Bibliotecária Bianca e estagiária Mirela contaram a experiência no encontro online do “Projeto Diálogos Sobre Egon Schaden”. Assista no canal do YouTube do Instituto.

 

Projeto Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória – Instituto Egon Schaden/FCC/SC
| Coordenação geral: Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss | Coordenação das atividades: Bianca Mara Souza | Estagiária: Mirela Schmoeller Nienkoetter | Assessora de Comunicação: Sandra Werle | Fotos: IES |
ASSOCIE-SE, envie seus comentários ou tire dúvidas enviando mensagem para: [email protected]

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

seis + 1 =