Projeto Diálogos: “Egon Schaden e a questão indígena” será o tema de maio

A 5ª edição do Projeto Diálogos sobre Egon Schaden será realizada no dia 4 de maio de 2021, das 19h às 20h30. Para debater o tema “Egon Schaden e a questão indígena” receberemos a professora Marta Maria do Amaral Azevedo. Marta é demógrafa e antropóloga, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó /Nepo da UNICAMP e professora do Programa de Pós-graduação em Demografia do IFCH/Nepo/UNICAMP. Esta edição será coordenada pela presidenta do IES, Tânia Welter, e a mediação será do diretor científico do Instituto, professor Pedro Martins (UDESC).

 

Sobre o Projeto

 

Diálogos sobre Egon Schaden é um evento mensal do Instituto Egon Schaden (IES), realizado no formato remoto, no dia 4 de cada mês, das 19h às 20h30. O objetivo é dialogar sobre temas caros para o IES como as trajetórias de Egon e Francisco Schaden, imigração, colonização e patrimônio cultural. Cada encontro temático recebe convidados/as especiais. Todos os encontros permanecem gravados e disponíveis no canal do IES no youtube (https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden). O dia 4 é muito significativo para o Instituto, pois marca o nascimento do professor Egon Schaden (04.07.1913) e do IES (04.07.2014). O projeto é coordenado por Tânia Welter e Pedro Martins.

 

  • O primeiro encontro foi realizado dia 4 de janeiro de 2021 com a presença do professor e pesquisador Daniel Valério Martins (USAL/UFGD).
  • O segundo encontro, sobre Francisco Schaden, foi realizado no dia 4 de fevereiro com a presença de Rosane Schaden Preuss (PMSB/IES) e de Pedro Martins (UDESC/IES).
  • O terceiro foi realizado no dia 4 de março e o tema foi Mathilde Schaden, avó do professor Egon Schaden. O encontro, construído a muitas mãos, contou com a presença da irmã do professor Egon Schaden, Luzia Catharina Adelina Schaden Nienkoetter, sua filha Cleide, sua cunhada, Marta Schaden e a presidenta do IES, Tânia Welter.
  • O quarto encontro, realizado no dia 5 de abril de 2021, teve como tema Arquivo Egon Schaden, e contou com a presença da equipe do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” (FCC/IES), a bibliotecária Bianca Mara Souza, a estagiária Mirela Schmoeller Nienkoetter e a coordenadora do projeto Tânia Welter.

Acesse e se inscreva no canal para acompanhar os eventos do IES.

 

5ª EDIÇÃO PROJETO DIÁLOGOS SOBRE EGON SCHADEN – TEMA EGON SCHADEN E A QUESTÃO INDÍGENA

Terça, 4 de maio de 2021, das 19h às 20h30

Convidada: Marta Maria do Amaral Azevedo

Coordenação: Tânia Welter

Mediação: Pedro Martins

Apoio: Aline Martins Hoepers

Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

20 − dezoito =