Cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da sede do IES

Foi realizada no dia 3 de dezembro de 2020 a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da sede do Instituto Egon Schaden (IES) no terreno onde será construída a edificação em São Bonifácio/SC. A cerimônia foi realizada ao ar livre, seguindo os protocolos de segurança do COVID19, com a presença de autoridades, servidores públicos, associados/as ao Instituto Egon Schaden e comunidade.


 

A cerimônia foi acompanhada ao vivo pela internet também por associados/as do Instituto Egon Schaden residentes em outros lugares do Brasil. A presidenta do IES, Tânia Welter, fez a abertura da cerimônia agradecendo a presença e apresentando a obra que será edificada no local. Trata-se da primeira etapa da sede do IES, intitulada “Centro Cultural Egon Schaden”, com 221 m2 de área construída, composta por um auditório multiuso, banheiros adaptados, cozinha e dois espaços para realização de atividades culturais como oficinas, exposições e formações em geral.

 

 

O prefeito municipal, Ricardo de Souza Carvalho, fez uso da palavra, destacando a importância de construção desta obra, como forma de devolução à comunidade de uma entidade dedicada à pesquisa e salvaguarda do patrimônio cultural de São Bonifácio, no mesmo local onde funcionou por muitos anos, o Museu Histórico Francisco Schaden (Foto Rosane Schaden), demolido em 2012. Esta cerimônia, marcada por fortes emoções, foi um marco decisivo para a consolidação do IES enquanto entidade.

 

 

O IES agradece a todas as pessoas e entidades envolvidas neste projeto, em especial a Prefeitura Municipal de São Bonifácio, na pessoa do prefeito Ricardo de Souza Carvalho, que não mediu esforços para que Egon e Francisco Schaden fossem reconhecidos como patrimônio cultural de São Bonifácio. As fotos da cerimônia são de Diane Ramos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

cinco × três =