Projeto Diálogos traz o Arquivo Egon Schaden como tema em abril

O tema da 4ª edição do projeto Diálogos sobre Egon Schaden será Arquivo Egon Schaden e contará com a presença da equipe do projeto “Egon Schaden: organização do acervo para a preservação do legado e da memória” (FCC/IES), a bibliotecária Bianca Mara Souza, a estagiária Mirela Schmoeller Nienkoetter e a coordenadora do projeto Tânia Welter. Este projeto teve como objetivo organizar, salvaguardar e tornar público o acervo do professor Egon Schaden, patrimônio material de reconhecido valor histórico-social, e está sendo realizado, desde janeiro de 2020, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/ Patrimônio Cultural – Edição 2019, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura do Estado de Santa Catarina.

Bianca Mara Souza é Bacharel e Licenciada em Letra Língua Portuguesa, Pedagoga, Bibliotecária, Pós-graduada em Educação a distância e tecnologias educacionais e Secretária do IES. Mirela Schmoeller Nienkoetter é estudante do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no curso Técnico em Saneamento. 

 

SOBRE O PROJETO

Diálogos sobre Egon Schaden é um evento mensal do Instituto Egon Schaden (IES), realizado no formato remoto, no dia 4 de cada mês, das 19h às 20h30. O objetivo é dialogar sobre temas caros para o IES como as trajetórias de Egon e Francisco Schaden, imigração, colonização e patrimônio cultural. Para cada encontro temático teremos convidados/as especiais.

A edição de abril, excepcionalmente, ocorrerá no dia 5, segunda-feira, em função do feriado de Páscoa no domingo, 4.

A escolha por realizar a edição no dia 4 de cada mês se deu por ser um dia significativo para o IES, pois marca o nascimento do professor Egon Schaden (04/07/1913) e do Instituto (04/07/2014). O projeto é coordenado por Tânia Welter e Pedro Martins.

Os encontros realizados em janeiro – com o professor e pesquisador Daniel Valério (USAL/UFGD) –, em fevereiro –  com a presença de Rosane Schaden Preus (PMSB/IES) e de Pedro Martins (UDESC/IES) – e em março – com a presença da irmã do professor Egon Schaden, Luzia Catharina Adelina Schaden Nienkoetter, sua filha Cleide Maria Nienkoetter, sua cunhada, Marta Schaden e a presidenta do IES, Tânia Welter – estão disponíveis para quem ainda não assistiu, todas no canal do youtube do Instituto: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden

Acesse e se inscreva no canal para acompanhar os eventos do IES.

 

4º ENCONTRO DE DIÁLOGOS SOBRE EGON SCHADEN – TEMA ARQUIVO EGON SCHADEN

Segunda, 5 de abril de 2021, das 19h às 20h30

Convidadas: Bianca Mara Souza (IES) e Mirela Schmoeller Nienkoetter (IFSC)

Coordenação e Mediação: Tânia Welter

Apoio: Sandra Werle

Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

quatro × quatro =